
World Peace Monlam Chenmo
Canto pela Paz Mundial em Bodh Gaya, Índia
de 19 a 28 de janeiro de 2026 | ONLINE no CNB

Durante os 10 dias em que ocorre a Cerimônia pela Paz Mundial em Bodh Gaya na Índia, também realizamos diariamente no CNB o Canto pela Paz Mundial. Nos Centros Nyingma ao redor do mundo, os alunos de Tarthang Tulku se reúnem e se conectam com a Cerimônia que está sendo realizada na Índia, para cantar o Vajra Guru Mantra pela Paz Mundial e alívio do sofrimento de todos os seres.
Gratuito!
19 a 28/01/2026, das 19h30 às 20h15 | todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo.
Ao se inscrever você receberá no seu email o link Zoom + senha para participar.
A tradição do Budismo nos diz que rezar e praticar ações meritórias são antídotos poderosos contra infortúnios de todos os seres vivos. O Dharma nos aconselha a refletir profundamente e ganhar confiança no poder da ação positiva para alcançar resultados positivos.
Confiando nas virtudes de compaixão e gentileza em nossas vidas, descobrimos que intenções e energias positivas ajudam a limpar a negatividade e encontrar a paz.
Possa o poder gerado pelas preces ajudar a solidificação do Dharma no Ocidente e que os ensinamentos do Buddha possam continuar a florescer no mundo.
Vamos cantar por cerca de 40 minutos o VAJRA GURU MANTRA.
Esse mantra deixado por Guru Padmasambhava é um antídoto contra a confusão e a frustação, tem efeito poderoso e transformador nesta época conturbada. Se praticarmos com uma atitude aberta e com confiança no poder do mantra podemos alcançar um efeito curativo no corpo, na mente e no meio ambiente.
A Cerimônia pela Paz Mundial
Desde 1989, nesse período, em Bodh Gaya, na Índia, é realizada a Cerimônia pela Paz Mundial. Nesta cerimônia, iniciada por Tarthang Tulku, milhares de praticantes budistas, monges e leigos, se reúnem para rezar e praticar. Nesta ocasião, textos sagrados são oferecidos gratuitamente para os monastérios participantes.
Muitos Gurus iluminados e reverenciados, Yogues, Tulkus, Khenpos se uniram e se reuniram no local sagrado de Bodhgaya durante os primeiros dez dias do décimo segundo mês do calendário tibetano no ano 1989 para dedicar-se ao sagrado Vajrasana, Bodhi Tree e Khen-lop-cho com monges, freiras, ngakpas, leigos e budistas ocidentais. Foi uma ocasião única na história moderna da Tradição Nyingma.
O efeito do mundo dilacerado pela guerra, tirania, opressão e genocídio - o testamento de negativos, preconceito, ganância e ignorância ensangüentados pelo sangue, que destruíram a humanidade, resultando na negação de seus direitos e difamando seus valores, teve um impacto profundamente adverso sobre o mundo - no Buddha Dharma em geral e a tradição viva dos Nyingma em particular.
Desde 1989 Nyingma Monlam Chenmo é realizada no lugar sagrado de Bodhgaya durante os primeiros dez dias do décimo segundo mês do calendário tibetano todos os anos, conforme decidido pelos mais reverenciados Gurus da Tradição Nyingma. O décimo dia é observado como dia Guru Padmasambhava e Tsog (Prasad ou Refeição Simbólica) é oferecido com devoção ao Guru Padmasambhava, que testemunha a conclusão do Monlam anual.
O 18º dia do 12º mês é igualmente um dia significativo na tradição Nyingma, que é observado como o aniversário do muito bem-informado Longchen Rabjampa (1308-1363), um dos maiores reveladores dos Tratados Tântricos (Tertons) na história Nyingmapa. Sua observância a cada ano pelos seguidores Nyingma está sendo continuamente apoiada pela gentil generosidade de Tarthang Tulku Rinpoche.
Assim, Nyingma Monlam Chenmo realizado durante o décimo segundo mês do calendário tibetano tornou-se uma ocasião auspiciosa para os seguidores Nyingma orarem pela paz mundial e dedicarem esses dias aos fundadores de sua tradição, Bodhisatva, Guru Padmasambhava e Trisong Deutsen. (Kunkhyen Longchenpa) em Bodhgaya.
A necessidade de rezar pela Paz Mundial foi assim vista como a causa de uma assembléia universal que cristalizou na forma do Nyingma Monlam Chenmo para gerar e cultivar um senso de experiência espiritual interna entre o ser humano em geral e os seguidores Nyingma em particular, que é visto como uma necessidade absoluta para fortalecer os valores humanos e manter as tradições do budismo tibetano, em sua forma mais pura, perpetuamente no futuro.
Atualmente, o Nyingma Monlam Chenmo oferece a única ocasião para os membros das diversas linhagens da Tradição Nyingma se reunirem. Assumiu importância vital para trazer maior compreensão e cooperação entre todos. Espera-se fervorosamente que o Monlam (cerimônia para a paz mundial) promova laços mais estreitos e maior unidade que asseguraria maior harmonia nos anos vindouros.
Assim, a visão de Nyingma Monlam Chenmo é rezar pela Paz Mundial em Bodhgaya para garantir que os valores divinos propagados pelos nossos fundadores Khen-Lop-Cho-Sum continuem a guiar e ajudar todas as gerações nos anos vindouros.
O CNB estará participa simultaneamente com uma cerimônia de preces e mantras em São Paulo.
Você está convidado a participar da cerimônia. De 19 a 28 de janeiro. Vide horário acima.
Fotos da Cerimônia, Bodh Gaya, India, um dos 4 lugares sagrados do Budismo Tibetano.






