top of page

A Linhagem Nyingma

PADMASAMBHAVA, O GURU NASCIDO DO LÓTUS

A rNying-ma-pa, a mais antiga das quatro escolas do Budismo Tibetano, preserva os ensinamentos apresentados pelo Grande Guru Padmasambhava (também conhecido como Guru Rinpoche, Pema Jungne ou Padmakara), e pelo Sábio Santaraksita. Os ensinamentos do Buddha se propagaram pela Índia, sendo passados de mestre a discípulo.

 

No século VIII, foram levados intactos para o povo do Tibete, e mantidos, até hoje, em uma linhagem ininterrupta de mestres - a linhagem Nyingma.

 

Atendendo ao convite do sábio Santaraksita, Padmasambhava chegou ao Tibete no século VIII a fim de ajudar a construir o monastério de Samye, principal centro de estudos e onde muitos texto que vieram a constituir a vasta literatura budista foram traduzidos pela primeira vez para o tibetano.

A sua vinda foi prevista pelo Buddha Shakyamuni, e sua vida foi repleta de fatos extraordinários, desde o nascimento em uma flor de lótus, num corpo de um garoto de 8 anos, até manifestações múltiplas de si mesmo, ao mesmo tempo em lugares diversos.

Padmasambhava chegou ao Tibete a fim de ajudar a construir o monastério de Samye, principal centro de estudos e local onde muitos textos, que vieram a constituir a vasta literatura budista, foram traduzidos pela primeira vez para o tibetano.

Com a ordenação dos primeiros monges tibetanos e a transmissão dos Tantras teve início a mais antiga linhagem de Budismo Tibetano, que veio a ser conhecida como Nyingmapa, os Mais Antigos.

 

Esta tradição chega até nós através do tempo e de vários grandes mestres realizados como Tarthang Tulku Rinpoche, Lama mestre do Centro Nyingma Brasil.

Tarthang Tulku Rinpoche é o detentor desta Linhagem que chegou até nós.

Seu esforço, ao vir para o Ocidente, foi de criar um caminho de acesso ao budismo que

fosse compreensível e trilhável por ocidentais. O Centro Nyingma de Budismo Tibetano

é uma expressão de seu trabalho, a concretização da existência da Sangha no Brasil.

bottom of page