
SAGA DAWA
Saga Dawa 2025, mês do Buddha
Início dia 27 de maio sendo seu ápice na lua cheia, dia 11 de junho de 2025, que celebra a Iluminação e Parinirvana do Buddha Shakyamuni
Saga Dawa é chamado o “mês dos méritos” no budismo tibetano.
O Saga Dawa Duchen ocorre na Lua Cheia do quarto mês do calendário lunar tibetano. Como nesse período é celebrado o nascimento, a iluminação e a passagem do Buddha, os budistas acreditam que o resultado das nossas ações são vastamente multiplicados nessa época.
Esse mês é, então, especialmente dedicado a gerar méritos.
Mérito é entendido de diversas formas no budismo. Basicamente é aquilo que é acumulado como resultado de boas ações e pensamentos. Tradicionalmente os budistas não bebem álcool ou comem carne nessa época. Tal mérito ou virtude contribui para nosso crescimento espiritual.
Também é dedicado a outras pessoas e situações. Nesse momento difícil, quando estamos presenciando um sofrimento global imenso, precisamos urgentemente combater o egoísmo e permitir que nossas ações sejam guiadas pelo nosso conhecimento da interconexão de todos os seres.

O Saga Dawa é, também, chamado de “mês de méritos” para os budistas tibetanos.
Este é um período especialmente dedicado a “gerar mérito”, que é entendido como o que é gerado por ações virtuosas e pensamentos positivos. Durante esse mês especial, eles se potencializam, se acumulam e, tradicionalmente, são dedicados ao benefício do alivio do sofrimento de todos os seres.
Acumular mérito contribui, expressivamente, para o crescimento espiritual de uma pessoa e é imprescindível para a sua liberação. Devemos ter especial atenção para as ações virtuosas da fala, do corpo e da mente durante este mês. E, se possível, nos comprometermos a agir sempre de acordo com elas, que são as seguintes:
Ações Virtuosas da Fala:
• Não mentir;
• Não fazer fofoca;
• Não ficar de conversa fiada ou tagarelice;
• Não fazer uso de palavras ásperas que possam ofender outrem.
Ações Virtuosas do Corpo:
• Não matar;
• Não roubar;
• Não ter uma conduta sexual imprópria.
Ações Virtuosas da Mente:
• Não cobiçar o que é do outro;
• Não manter visões errôneas;
• Não ter má vontade para a prática.

Nascimento
“Raios brilhantes de luz se irradiam confortando os seres nos reinos inferiores de existência. O sofrimento da emocionalidade é aliviado quando o guia excelente nasce no mundo.”
(Lalitavistara Sūtra)
Celebrando a Iluminação e o Parinirvana - dia 11/6, quarta-feira
Dia 11/6, 19h00
Cantos de mantra da Lua Cheia
Online e presencial

Iluminação
“Centenas de milhares de raios de luz emanaram de seu corpo; se espalharam pelo vastos campos dos Jinas trazendo paz para aqueles nos reinos inferiores. Nesse instante, nesse exato momento, todas as preocupações são deixadas de lado, sofrimento, orgulho e ódio não atormentam mais ninguém. Os grilhões foram quebrados, as emoções se aquietaram... o sofrimento teve fim. Assim foi dito.”
(Lalitavistara Sūtra)

Parinirvana
Então o Abençoado disse para Ananda: "Chega Ananda! Não se entristeça!
Eu não ensinei, desde o começo que haverá mudança e separação com tudo aquilo que nos é caro e que amamos? Tudo aquilo que nasce, vem a ser, é composto e está sujeito à decadência.”
(Maha-parinibbana Sutta)